INFORMATIVO DAS ENTIDADES DE CLASSE SOBRE REUNIÃO COM ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR EM 17/10/2024

INFORMATIVO DAS ENTIDADES DE CLASSE SOBRE REUNIÃO COM ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR EM 17/10/2024

 

Na Tarde da última quinta-feira (17/10/2024) fomos recebidos pela Administração Superior do MPPR, aproveitamos a ocasião para reiterar nossos pedidos devidamente protocolizados que ainda se encontram em análise ou com alguma pendência, bem como alguns assuntos que nos foram trazidos pelos servidores de nossa instituição.

Lembramos a todos que representamos todos os servidores de nossa instituição, quer ativos (efetivos e cargos em comissão) como os nossos aposentados (inativos), sem qualquer discriminação, sempre em busca incansável de nossos direitos e aspirações. Maiores detalhes serão encaminhados via e-mail dos servidores.

Curitiba, 21 de outubro de 2024.

 

SIND MP – Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Paraná

Rua Mariano Torres, 473. Sala 02.
Curitiba – PR – CEP. 80.060.120
Fone: (41)3079-2008

Decreto 560 – 2024

Em que pese o presente Decreto do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, o expediente nas sedes do Ministério Público do Estado do Paraná será mantido regularmente.

 

Temos um convite para você!

Fomos informados pela Secretaria da Administração e da Previdência (SEAP) e pela Secretaria de Esportes, os quais solicitaram a nós e ao MPPR que divulgássemos, sobre um evento inédito que farão no próximo mês: Corre Paraná 2024

A Corre Paraná, é uma iniciativa do Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria da Administração e da Previdência e da Secretaria de Esportes, voltada para o incentivo de práticas saudáveis entre os servidores públicos e comunidade em geral, incentivando a prática da atividade física, tão importante para o cotidiano e para a saúde e bem-estar de todos.

O evento acontece no centro da cidade de Curitiba/PR no dia 03 de Novembro de 2024. A prova terá dois percursos: 5 km e 10 km, sendo monitorado através de controle de cronometragem e fiscais espalhados no decorrer do trajeto.

Mais informações e inscrição: https://assessocor.online/evento/corre-parana/641

Contamos com a participação de todos vocês!!!

 

Informações: Assemp PR

 

PEC que prevê fim do abono de permanência do servidor tem relator na CCJ

 

PEC 139/2015, do Poder Executivo, prevê o fim do abono de permanência para servidores públicos que já tenham cumprido os requisitos para a aposentadoria voluntária.

A PEC (proposta de emenda à Constituição) revoga o parágrafo 19 do artigo 40 da Constituição Federal e os parágrafos 5º do artigo 2º e 1º do artigo 3º, da EC (Emenda à Constituição) 41, de 2003.

Trata-se, o abono de permanência, de benefício que incentiva servidores do RPPS (Regime Próprio de Previdência Social) a permanecerem em atividade, mesmo após terem cumprido os requisitos para a aposentadoria.

O valor do abono corresponde à contribuição previdenciária do servidor.

Valor do abono
O valor do abono de permanência é equivalente à alíquota de contribuição previdenciária do servidor público, que varia de acordo com a legislação e o ente federativo — União, estados e municípios:

• servidores públicos federais: desde março de 2020, as alíquotas são progressivas e proporcionais aos salários, e varia de 7,5% para quem recebe até 1 salário mínimo, até 16,79% para quem ganha até R$ 39,2 mil por mês.

• servidores estaduais e municipais: as alíquotas são estabelecidas pelos entes federativos.

Justificativa do governo
A justificativa para a proposta é que o abono foi criado em momento de redução do quadro de servidores, mas que, em 2014, os quadros foram recuperados.

No entanto, a realidade atual é diferente, com o quadro de servidores públicos novamente reduzido.

O abono de permanência cessa quando o servidor quebra o vínculo com a Fazenda Pública, seja por aposentadoria, exoneração ou outras razões.

Tramitação
Em 13 de setembro, o deputado Gilson Marques (Novo-SC) foi designado relator da proposta na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados.

Inicialmente, a CCJ analisa e vota apenas a constitucionalidade da matéria, isto é, não entra no mérito da PEC. Caso seja aprovada na comissão técnica, o texto segue para análise de mérito em comissão especial.

 

Fonte: Diap – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar

Democratiza MP. SindMPPR

 

O SINDMPPR apoia o movimento, de 25 de setembro de 2024, que está sendo promovido pela FENAMP e ANSEMP, visando o fortalecimento nacional para  participação dos servidores efetivos nas decisões do Ministério Público. Estamos unindo forças para sensibilizar o Congresso Nacional, o CNMP e toda a sociedade sobre a importância da #DemocratizaçãoDoMP.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 147/2015 está em tramitação, e sua aprovação é essencial para garantir que os servidores efetivos tenham voz na definição da lista tríplice dos Ministérios Públicos Estaduais.

Agora é a hora de mostrar a nossa força e engajamento!

Como participar?

  • Fixe um cartaz no seu local de trabalho.
  • Mobilize seus colegas para a ação no dia 25/09.
  • Use os adesivos da campanha durante o expediente.
  • No dia 25, reúna seus colegas e tire uma foto com os cartazes no dia da mobilização.
  • Poste nas redes sociais, indicando seu município e estado, e marque a FENAMP (@fenamp) e a ANSEMP (@ansemp.br).
  • Use as hashtags #DemocratizaMP e #AprovaPECdoVoto.
  • Pressione! Marque o CNMP (@cnmpoficial) e os deputados e senadores do seu estado.

Baixe seu cartaz em: https://fena.mp/cartaz-democratiza

Juntos vamos construir um MP mais democrático e representativo. Participe e faça a diferença!

SIND MP – Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Paraná

Fone: (41)3079-2008
           (41) 99729-0332

Não à PEC 66/2023

SINDMP-PR

 

PERIGO DE PERDA DE DIREITOS PARA OS SERVIDORES NA PEC 66/2023

A PEC 66/2023, em tramitação na Câmara dos Deputados, inicialmente propunha o parcelamento das dívidas previdenciárias dos municípios, mas alterações no texto incluem mudanças que podem prejudicar a previdência pública e os servidores.

A PEC limita o pagamento de precatórios e permite o parcelamento de dívidas em até 240 meses, o que pode comprometer o cumprimento dessas obrigações e gerar incertezas para os servidores. Além disso, aumenta as alíquotas de contribuição previdenciária, o que afeta tanto os municípios quanto os servidores, e centraliza a legislação previdenciária, retirando a autonomia dos estados e municípios.
A proposta foi aprovada no Senado e segue para a Câmara, onde pode sofrer novas alterações.

A proposta é contestada pelo SindMP-PR e outras entidades sindicais por meio da Pública Central dos Servidores, pois viola o Pacto Federativo e prejudica os direitos dos servidores, tanto em termos de aposentadoria quanto de pensões e outros benefícios.

A fim de evitar a aprovação da PEC 66/2023 na forma em que está atualmente, uma série de mobilizações estão sendo realizadas.

Veja outros prejuízos que a PEC 66/2023 nos traz no documento anexo.

Diretoria SINDMPPR

 

10 MOTIVOS PARA NÃO APROVAR A PEC 66/23

1- AFETARÁ TODOS OS ESTADOS, MUNICÍPIOS E DF.
Reconstitucionalização das regras previdenciárias, anulando o pacto federativo e desrespeitando as realidades dos entes federados.

2 – AUMENTO DA IDADE MÍNIMA PARA APOSENTADORIA.
A PEC 66/2023 aumenta a idade mínima para aposentadoria de homens e mulheres, dificultando ainda mais o acesso ao benefício.

3 – TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO MÍNIMA.
Exigência de um tempo de contribuição mínimo maior, prolongando a necessidade de trabalho para obter a aposentadoria.

4 – CÁLCULO DO BENEFÍCIO DE APOSENTADORIA.
Ampliação do período de cálculo da média de 80% para 100% das contribuições, reduzindo significativamente o valor dos benefícios.

5 – CÁLCULO DO BENEFÍCIO DE PENSÃO.
Redução dos valores das pensões, impactando diretamente as famílias que dependem desses recursos.

6 – ACUMULAÇÃO DE BENEFÍCIOS.
Restrição na possibilidade de acumulação de benefícios, prejudicando servidores e suas famílias.

7 – AUMENTO DAS ALÍQUOTAS DE CONTRIBUIÇÃO.
Elevação das alíquotas de contribuição previdenciária, onerando ainda mais os servidores públicos.

8 – REGRAS DE TRANSIÇÃO INJUSTAS.
Imposição de pedágio de 100% no tempo de serviço para aposentadoria, penalizando aqueles próximos à aposentadoria.

9 – COMBINAÇÃO DE REGRAS MAIS RIGOROSAS.
Submissão dos servidores às regras mais gravosas, aplicando o que for mais prejudicial entre a União e o ente federado.

10 – FALTA DE DEBATE COM SERVIDORES E SOCIEDADE.
Ausência de diálogo com servidores e sociedade civil, comprometendo a legitimidade das alterações previdenciárias.

Democratização

https://www.instagram.com/p/DAG1XXGuzvA/?igsh=MTNkNXduYmNuYWl2MA==

📹 *Live: Democratização do Ministério Público em Debate*

🗓 *Segunda-feira, 23 de setembro, às 19h*, a *FENAMP* e a *ANSEMP* promovem uma live para discutir a *Democratização do MP*.

🔝 *Especialistas e lideranças discutirão o cenário geral e a PEC 147/2015*, que propõe incluir servidores efetivos na eleição da lista tríplice dos Ministérios Públicos Estaduais e do DF.

🎙 *Participantes confirmados:*

▪️ *Ronaldo Sampaio* (Mediação) – Coordenador de Formação da FENAMP, Coordenador Geral do SINDSEMP-PE e Analista Ministerial em Planejamento no MPPE.
▪️ *Tony Távora* – Diretor Jurídico da ANSEMP e Coordenador Executivo da FENAMP, especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública.
▪️ *Fabiano dos Santos* – Coordenador-Geral da Fenajufe, membro da CSP-Conlutas e servidor do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região.
▪️ *Márcio Berclaz* – Promotor de Justiça do MPPR, Doutor em Direito e Professor de Direito Administrativo e Processo Penal.
▪️ *Hugo Sanches* – Mestre em Ciência Política e Pós-Graduado em Direitos Humanos pela UFPA.

🔴 *Assista no YouTube da FENAMP*: youtube.com/fenamp

📅 *Prepare-se para o Dia Nacional pela Democratização do MP em 25/09!*

#DemocratizaMP #AprovaPECDOVoto

Dia Nacional pela Democratização do Ministério Público: Participe dessa Mobilização!

No dia 25 de setembro, a FENAMP e a ANSEMP, juntamente com nossas entidades estaduais, promovem uma grande mobilização nacional para fortalecer a participação dos servidores efetivos nas decisões do Ministério Público. Estamos unindo forças para sensibilizar o Congresso Nacional, o CNMP e toda a sociedade sobre a importância da #DemocratizaçãoDoMP.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 147/2015 está em tramitação, e sua aprovação é essencial para garantir que os servidores efetivos tenham voz na definição da lista tríplice dos Ministérios Públicos Estaduais.

Agora é a hora de mostrar a nossa força e engajamento!

Como participar?

  • Fixe um cartaz no seu local de trabalho.
  • Mobilize seus colegas para a ação no dia 25/09.
  • Use os adesivos da campanha durante o expediente.
  • No dia 25, reúna seus colegas e tire uma foto com os cartazes no dia da mobilização.
  • Poste nas redes sociais, indicando seu município e estado, e marque a FENAMP (@fenamp) e a ANSEMP (@ansemp.br).
  • Use as hashtags #DemocratizaMP e #AprovaPECdoVoto.
  • Pressione! Marque o CNMP (@cnmpoficial) e os deputados e senadores do seu estado.

Baixe os materiais em: https://fena.mp/democratiza-mp

Juntos vamos construir um MP mais democrático e representativo. Participe e faça a diferença!

Semana de Combate às Desigualdades de 26 a 29 de agosto, em Brasília

Atualizamos nossa programação para a Semana de Combate às Desigualdades de 26 a 29 de agosto, em Brasília. Realizaremos o lançamento do Observatório Brasileiro das Desigualdades – relatório 2024 e também pesquisas dos nossos parceiros ao longo da semana.

O link para inscrição nos eventos segue aqui: https://forms.gle/ka7srhquZMnEmD5n7 e é muito importante que, se ainda não o fizeram, se inscrevam para acessarem os links que serão enviados para as atividades remotas e também para contabilizarmos a quantidade de pó de café nas atividades presenciais 😏.

Pedimos também que por gentileza estendam o convite e encaminhem às pessoas e organizações interessadas.